tumblr_n1rtn65Fvf1tubinno1_1280
O impacto das inovações tecnologicas do direito consumerista
13 de agosto de 2015
IMG_2548 via photopin (license)
Quer saber mais sobre Drones?
31 de agosto de 2015
Mostrar todos os posts

Vamos falar de consultoria?

Consultoria Jurídica - ilustração para o site

Desde cedo você trabalhou muito em seu negócio. O começou pequeno, trabalhando sozinho(a) e doando suas horas de sono e lazer. Empenhou todo seu conhecimento, sua intuição, correndo atrás de informações sobre como atuar e o que fazer.

Você conseguiu! Venceu as dificuldades, cresceu seu negócio e hoje tem muito a perder. Acontece que nesse processo muita coisa pode ter passado despercebido e tudo que conquistou pode estar vulnerável.

Certamente você tentou cumprir todas as exigências de nossos órgãos oficiais, que ao invés de ajudar o setor produtivo só o atrapalham, mas vez ou outra se pergunta: “Será que consegui?”, “Será que não há possibilidade de um funcionário me processar e ganhar?”, “Será que todos os tributos estão devidamente pagos?”…

Qualquer situação das citadas acima pode colocar em risco todas as conquistas que teve até aqui. Imagina descobrir uma dívida fiscal de valor exorbitante e não saber nem se realmente aquilo é devido. E receber uma citação de uma ação trabalhista te descrevendo como o pior patrão da história depois de você ter feito tudo que podia para ajudar aquela pessoa que agora te trata por “parte Reclamada”. Pior, ter valores bloqueados em sua conta bancária e/ou seus bens congelados sem sequer saber o motivo.

Infelizmente tais situações são mais comuns do que podemos imaginar e muitos empresários já as enfrentaram e quebraram. Negócios construídos por anos e com muito sacrifício foram rapidamente reduzidos a pó, dores de cabeça insuportáveis e muitas despesas, simplesmente porque situações corriqueiras não foram observadas.

Você deve estar pensando que já faz o possível para evitar essas situações, que se preocupa o tempo todo em fazer as coisas corretamente e por esse motivo não acredita que acontecerá com você. É sempre assim, nunca pensamos que acontecerá conosco! Achamos que o risco é todo do concorrente, do vizinho e continuamos pensando assim até o dia que somos surpreendidos e temos que passar a lutar com todas as nossas forças para não perdermos o que construímos.

Mas não precisa e não deve ser assim. Você conhece profundamente seu negócio, mas não consegue ter todos os conhecimentos necessários para geri-lo sozinho e deve se cercar de pessoas que possam te ajudar.

Em seu livro “Pai Rico, Pai Pobre” Robert Kiyosaki relata que o “Pai Rico” o ensinou que é sempre importante se cercar de especialistas em diversas áreas. Que precisamos de ensinamentos em diversas áreas do conhecimento, mas não conseguimos ser especialistas em tudo e devemos contar com ajuda externa para nos auxiliar em nosso caminho.

Tal ensinamento nos mostra como é importante que um negócio seja acompanhado de perto com a ajuda de especialistas em contabilidade, gestão, Direito e outros mais que se fizerem necessários. A lógica seria que as pequenas e médias empresas se cercassem dessas consultorias externas prestadas por especialistas exatamente por não terem condições de contratar trabalhadores com essas capacidades, mas no Brasil a situação é invertida e na verdade são as grandes empresas as que mais procuram e investem no aconselhamento por experts.

Acredito que você esteja pensando que tais consultorias são caras e que apenas as grandes empresas podem pagar, mas essa não é mais nossa realidade. O mercado cresceu, a oferta aumentou e os preços baixaram, tornando a utilização de consultorias viável para todas as empresas, principalmente as menores, como deve ser!

Talvez as estatísticas de fechamento de empresas fossem menores se as pequenas e médias utilizassem essa importantíssima ferramenta para manter seus negócios na direção certa, evitando surpresas indesejadas.

Esperamos que este cenário mude, que todas as empresas passem a usar o aconselhamento de especialistas e que as estatísticas caiam.

Lembra que lá em cima dissemos que durante o processo de desenvolvimento do negócio muita coisa pode ter passado despercebida É isso que geralmente acontece nas pequenas e médias empresas. Trabalhamos muito e deixamos passar detalhes que podem causar enormes prejuízos no futuro, colocando em risco a sustentabilidade do negócio.

Como se prevenir? Simples, invista em consultoria preventiva e saiba os riscos que está correndo, como evita-los e o que fazer para minimizá-los caso precise mantê-los.

Uma boa consultoria jurídica preventiva, desenvolvida com base em modernas técnicas de estruturação do pensamento pode realizar um diagnóstico da situação da sua empresa e identificar pequenas (e às vezes invisíveis) falhas, propondo formas diversas de solucioná-las ou de reduzir seus efeitos.

Vamos pensar diferente e seguir os passos dos grandes?

Esqueça essa visão antiga de que consultoria é coisa para empresa grande e procure uma boa consultoria que se enquadre nos seu orçamento. Como já disse, o mercado mudou e toda empresa pode encontrar bons profissionais para auxiliá-la. Destine parte dos seus recursos a essa ferramenta e colha os resultados de estar sempre bem assessorado e informado ao tomar decisões que impactarão não só no presente como no futuro do seu negócio.

Não acredita? Já vimos isso acontecer diversas vezes aqui no escritório. O cliente nos procura com uma determinada ação e na conversa inicial já identificamos algumas situações sendo ignoradas na empresa e apresentamos o serviço de consultoria jurídica preventiva. É comum o próprio cliente ter ciência das situações, mas ter esse pensamento de que uma consultoria é cara e tentar resolver sem o expert. Qual não é a surpresa dos clientes quando demonstramos os benefícios que esse acompanhamento traz, a tranquilidade que o cliente passa a ter e o quão mais barato fica a médio e longo…

Grandes empresas não crescem esperdiçando recursos e sim investindo em ferramentas que trazem resultado, então mire-se no exemplo delas e venha falar de consultoria!

Autor: Daniel Carvalho Armond – OAB/MG 88.237

Imagem: http://www.freepik.com/index.php?goto=74&idfoto=765161

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>