Warning: touch() [function.touch]: Unable to create file /htdocs/home/armondassociados/tmp/custom.tmp because Input/output error in /htdocs/home/armondassociados/www/wp-admin/includes/file.php on line 164

Warning: fopen(/htdocs/home/armondassociados/tmp/custom.tmp) [function.fopen]: failed to open stream: Input/output error in /htdocs/home/armondassociados/www/wp-admin/includes/class-wp-filesystem-ftpext.php on line 91
A ajuda está a caminho? | Armond Sociedade de Advogados
Valorização do pequeno e médio negócio
25 de março de 2020
Mostrar todos os posts

A ajuda está a caminho?

Vivemos tempos de roteiros hollywoodianos. Cidades, estados e países em quarentena. Toque de recolher. Ruas vazias, poucas pessoas circulando entre mercados e farmácias, usando álcool gel em abundância e máscaras cirúrgicas.

 

Combatemos um inimigo invisível que prolifera rapidamente e causa muitos óbitos. O cenário é desolador. Hospitais de campanha são montados como se estivéssemos em guerra e cada segundo é ampla e exaustivamente noticiado em todas as mídias possíveis, aumentando o pânico na mente das pessoas.

 

Não bastasse esse caos e as preocupações com saúde e higiene, suas consequências econômicas colocam mais pressão sobre os trabalhadores informais, profissionais liberais e pequenos empresários.

 

O JPMorgan Chase Institute divulgou estudo estimando quantos dias em média o fluxo de caixa de um negócio o sustenta sem receitas.

 

Imagem 1

 

Pequenos negócios zeram o fluxo de caixa, em média, em 27 (vinte e sete) dias e o ramo alimentício em apenas 16 (dezesseis) dias.

 

25% (vinte e cinco por cento) dos negócios zerariam o caixa em apenas 13 (treze) dias e outros 25% (vinte e cinco por cento) se sustentariam por 62 (sessenta e dois) dias ou mais, o que demonstra que metade de todos os negócios estariam “zerados” entre 14 (quatorze) e 61 (sessenta e um) dias.

 

O ineditismo da situação pegou todos de surpresa e no Brasil os Poderes da República ainda “batem cabeça” quanto às iniciativas que podem tomar para minimizar os impactos econômicos e evitar um exagerado aumento do desemprego (que diga-se de passagem já se encontra alto) e o fechamento de inúmeros negócios.

imagem 2

Na quinta-feira 26/03/2020 os Estados Unidos da América divulgaram que o número de pedido semanal de “seguro desemprego” foi mais de cinco vezes maior do que o máximo anterior, em um histórico desde 1967.

 

Na noite do mesmo dia Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, anuncia a aprovação de auxílio emergencial mensal no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) por 03 (três) meses para autônomos, MEIs (microempreendedores individuais) e desempregados, já negociado com o Governo e dependendo de aprovação do Senado Federal.

 

Anteriormente o vencimento de impostos federais, inclusive do Simples Nacional, tinha sido adiado por um pacote de estímulos econômicos que quase nada fez pelo público ora contemplado, já que liberava benefícios aos trabalhadores formais e flexibilizava regras trabalhistas para evitar demissões.

 

Antes de vencermos a luta contra o COVID-19 enfrentaremos a recessão econômica que já mostra as garras. Mesmo que os governos fossem muito eficientes e conseguissem combater o coronavírus em tempo recorde, os dados nos mostram que a saúde financeira das empresas não suportaria mais do que 27 (vinte e sete) dias de isolamento ou quarentena.

 

Em meio a essa situação a criatividade e a solidariedade podem ser a melhor ajuda. Espontaneamente vimos empresas liberando uso de ferramentas tecnológicas para ajudar no trabalho à distância; vimos surgir campanhas incentivando o consumo de produtos e serviços de micro e pequenos negócios; no trade turístico incentivos para remarcar viagens e hospedagens ao invés de cancelar e gerar reembolso; promoções com recompensa para quem antecipar suas compras e receber o produto ou serviço quando o dia a dia voltar ao normal; profissionais de diversas áreas se reunindo em grupos virtuais e gratuitamente ajudando uns aos outros; etc.

 

A ajuda está a caminho e a cargo de todos nós. É nesse momento que a contribuição de cada um faz a diferença e gera uma força capaz de transformar limões em limonada!

 

Contem conosco! Juntos superaremos as adversidades e nos fortaleceremos para enfrentar os novos desafios que certamente virão nos testar mais adiante!

 

Daniel Armond – 27/03/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>