Lapidar – Liderança empreendedora: Faz acontecer | Armond Sociedade de Advogados
Bancada do Dialogo ANAC
“Diálogo ANAC”
16 de maio de 2014
Congresso sindical
Considerações sobre o II Congresso Nacional de Direito Sindical da OAB Federal
16 de junho de 2014

Lapidar – Liderança empreendedora: Faz acontecer

Lapidar

Nos dias 03 e 04 de junho o Armond Associados participou do evento Lapidar 2014, que abordou o tema “Liderança empreendedora: Faz acontecer”, realizado pela ACMinas, contando com a participação dos palestrantes Eduardo Carmello (03/06), Fernando Dolabela (03/06), Yann Duzet (04/06)  e Eugênio Mussak (04/06).

Eduardo Carmello abordou o tema Liderança eficaz e futuro sustentável, defendendo que o mundo está na Era da Transformação e do Conhecimento, portanto o caminho para as empresas se diferenciarem no mercado passa pela sua capacidade de desenvolver e criar novos conhecimentos, difundindo-os para toda a equipe. O conhecimento deve estar acessível a todos; quanto maior o poder de informação da equipe, mais talentos serão descobertos. Para isto é necessário investir em política de recrutamento e seleção, capacitação e desenvolvimento, maximizando as competências e habilidades de seus colaboradores. Neste processo é fundamental que os lideres das organizações valorizem as pessoas de maneira individual, avaliando seu empenho, interesses e entregas.

Na sequência, Fernando Dolabela, autor de vários livros sobre empreendedorismo, discorreu sobre a importância de incentivar pensamentos e atitudes empreendedoras no processo educacional de ensino fundamental, médio e superior. O empreendedorismo é uma competência que deve ser ensinada e incentivada na escola.  “Empreender é  transformar ideias em processos inovadores que tragam valores positivos para a comunidade”, enfatizou o palestrante.

Concluiu dizendo que “quem empreende exerce um papel fundamental de liderança perante seus colaboradores e a comunidade”.

No segundo dia do evento, Yann Duzert falou sobre “Lideres pacificadores – inovação e liderança pacificadora” descrevendo os diversos tipos de líderes nas empresas e como eles conduzem um processo de negociação. Defendeu que a melhor negociação objetiva um resultado de “ganha- ganha”, no qual ambas as partes cedem em alguns pontos para que todos os envolvidos sejam beneficiados. Os líderes que negociam dessa forma são denominados líderes pacificadores.

Nesta ótica, fez um paralelo entre o trabalho do líder com seus liderados e a negociação “ganha-ganha”, pois ao liderar uma equipe é necessário perceber e atender as necessidades de sua equipe de forma que todos se sintam satisfeitos, ocorrendo assim um processo de negociação.

Para finalizar, o palestrante definiu negociação como: “um processo ético e elegante de tomada decisões racionais e colaborativas, visando obtenção de benefícios mútuos”.

Encerrando o brilhante evento, o professor Eugênio Mussak discorreu sobre “Liderança em foco”. Iniciou abordando o tripé necessário para a formação de uma empresa: Capital; Conhecimento e Pessoas.

Enfatizando o segundo item, pontuou que o conhecimento possui quatro saberes importantes: Saber Fazer (técnico); Saber Organizar (gestão); Saber conviver (empatia); Saber aprimorar(qualidade). Para ter resultados positivos as empresas precisam possuir estes saberes. Porém, estes saberes serão executados por pessoas que precisam de um líder que dará significado e prazer àquilo que a empresa faz e acredita.

Ao final, concluiu que os pilares que sustentam um líder são competência, caráter e ambição, pois só com estas características um líder guiará pessoas para o bem.

Após este rico evento, nos cabe agora empreender novas ideias para mundo jurídico, trazendo mais valor e sustentabilidade para nossa sociedade.