Passageiro retirado de avião não vai receber indenização
30 de agosto de 2013
Emoções tóxicas no trabalho? O que é isto?
6 de setembro de 2013
Mostrar todos os posts

Curso de Gestão de Custos e Formação de Preço na Advocacia

A Associação dos Advogados de Minas Gerais realizará nos próximos dias 24, 25 e 26 o curso “Gestão de Custos e Formação de Preço para Escritórios de Advocacia”, ministrado pelo consultor Alexandre Pontes da Dynamic Assessoria e Consultoria Empresarial, que já palestrou em almoço do CESA MG.

O curso foi estruturado de modo a permitir a capacitação de profissionais em gestão de custos e formação de preços, viabilizando o desenvolvimento de competências táticas e estratégicas, nas áreas financeira e econômica, com enfoque em escritórios de advocacia.

O objetivo final deste curso é prover os gestores de escritórios de advocacia com informações financeiras, para tomada de decisões nas seguintes situações conforme abaixo:

 Negociar/Elaborar preços para seus clientes, sempre mantendo a rentabilidade necessária para o bom desempenho de seu escritório;

 Elaborar a melhor estrutura de custos necessária para manter a rentabilidade do escritório;

 Conhecer com exatidão sua lucratividade e rentabilidade, global, por centro de custo e por cliente;

 Promover promoções anuais para os advogados, bem como distribuir lucros e resultados;

 Manter o crescimento do escritório, por meio de política de preços, investimentos, estrutura de custos, distribuição de lucros e resultados, ao longo dos anos.

Público Alvo:

Sócios, Advogados, bem como demais profissionais que atuem como administradores, consultores ou gestores de escritório de advocacia e também profissionais que tenham pretensão de atuar na área.

Módulos:

I – Introdução à Gestão de Custos
-Histórico
-Concorrência, Valor Agregado e Estratégia Competitiva na Gestão de Custos
-Diferenciação entre Custos e Despesas
-Demonstrações Financeiras – Balanço Patrimonial e DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)
-Fluxo de Caixa
-Índices Financeiros ligados a Gestão de Custos
-Custo por Absorção, Custo Variável e Custo ABC
-Exercícios de Fixação

II – Elaboração da Metodologia de Custos
-Departamentalização, Centro de Receitas e Centro de Custos
-Variação dos Modelos de Custos existentes para escritórios de Advocacia
-Ficha Tempo – Utilização da Metodologia
-Análise da Margem de Contribuição
-Critério de Rateio de Despesas
-Ponto de Equilíbrio – Econômico e Financeiro
-Custo Global, por Área de Negócios, por Clientes e por Advogados
-Exercícios de Fixação

III – Elaboração da Metodologia para Formação de Preços
-Cálculo da Formação de Preços para Processos em Geral – Médio e Específico
-Cálculo da Formação de Preço para Hora Técnica – Médio e Específico
-Utilização do Mark-up Comercial na Prestação de Serviços
-Cálculo dos Impostos Incidentes – gross up
-Influência dos Tributos nos Custos – Autônomo, Lucro Presumido e Lucro Real
-Exercícios de Fixação

Importante:

Os participantes do curso deverão levar, no mínimo, uma calculadora científica para a realização dos exercícios de fixação.

Agenda:

Carga Horária: 10 horas/aula – 50% de teoria e 50% de prática
Data: 24, 25 e 26 de setembro de 2013 – Terça, Quarta e Quinta-Feira
Horário: 19:00 as 22:30

Investimento

Associados da AAMG:  R$ 200,00 (duzentos reais)
Não Associados da AAMG: R$ 300,00 (trezentos reais)

Incluído o material didático que será utilizado e o coffee break nos três dias do curso.
Inscrições limitadas a 25 (vinte e cinco) alunos para melhor aproveitamento

Local do Evento:

Auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais
Rua Ouro Preto, 67 – Barro Preto – Belo Horizonte/MG

Inscrições

ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE MINAS GERAIS – AAMG
Av. Augusto de Lima, 1800 – Sala 1901 – Barro Preto – Belo Horizonte/MG
Contato: Pâmela Menezes
Telefone: (31) 3295-2575
Credenciais

Alexandre da Silva Pontes

* Mestrando em Administração de Empresas – FUMEC
* MBA em Finanças e Controladoria – FUMEC
* MBA em Marketing – IBMEC
* Extensão em Planejamento Tributário – IBPT
* Graduado em Administração de Empresas – FUMEC
* Professor dos cursos de Pós-graduação em Gestão Financeira e Gestão em Controladoria da Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis de Divinópolis – FACED
* Membro do Comitê de Negócios Jurídicos da AMCHAM
* Ex-Gerente Geral do Azevedo Sette Advogados
* Ex-Gerente Geral do Botelho Spagnol Advogados
* Ex- Executivo de empresas Nacionais e Multinacionais
* Sócio da Dynamik Assessoria e Consultoria Empresarial.
* Consultor Jurídico e Empresarial em Gestão Financeira e Gestão de Pessoas
* Escritor de vários artigos na área de Gestão de Bancas Jurídicas
* Palestrante sobre temas referentes à Gestão de Bancas Jurídicas

Comments are closed.