Fenômeno social muda o direito? Breves considerações
30 de outubro de 2012
Gestão de Recursos Humanos em escritório de advocacia
28 de novembro de 2012
Mostrar todos os posts

O silêncio como estratégia de inovação e estímulo da criatividade da equipe

“Psiu… por favor, você pode falar mais baixo?” “ou” “Gente, por favor, eu preciso me concentrar, façam silêncio”.
Todos nós um dia já nos deparamos com esse tipo de frase no nosso cotidiano.
Nós, seres humanos, estamos cercados por barulho todo o tempo. São as conversas, carros de som, buzinas, alto-falantes e principalmente nosso lugar de trabalho.
Em meio a tanto barulho no nosso dia a dia, nós ainda procuramos algum lugar para sairmos à noite, e, assim, dar uma relaxada, mas, quando saímos, nós procuramos lugares barulhentos como shows, boates, barzinhos e festas. E, diante de tanto barulho, chega uma hora em que precisamos parar. Precisamos refletir, nos silenciar, e, assim, colocar as ideias no lugar.
Com tanta poluição sonora e visual que nos rodeiam a todo o tempo o silencio acaba virando ouro, e em meio a tantos barulhos a mais difícil de controlar é a conversa no ambiente de trabalho. A conversa é inevitável, e porque não  complicado, pois você sempre quer contar alguma notícia, um caso engraçado, o que aconteceu na novela, um acontecimento, e assim misturamos informações adversas com o trabalho, e isso acaba sendo prejudicial para o desenvolvimento da tarefa.
Concentração exige um silêncio absoluto, nesse momento é só você e seu pensamento. Qualquer conversa paralela, ou algo que chame a sua atenção, já era o seu raciocínio, já foi para o espaço.
Sabemos que o mundo esta em constante atualização, e com isso o mercado de trabalho exige muito de nós.
Com tantas empresas hoje no mercado de trabalho, o desafio é ser competitivo, e ser criativo poderá ser seu diferencial.
O mercado de trabalho esta atrás de pessoas que tenham boas ideias, ousadia, pensamento rápido, que tenham uma boa concentração, e, claro, pessoas criativas.
Ser criativo nem sempre é ter uma ideia genial, também pode ser uma ideia de melhorar a qualidade do serviço ou do produto.
Segundo Z. M. F. OLIVEIRA (2010, p. 90), não são todas as pessoas que possuem a capacidade de fazer algo grandioso, notável, como os grandes gênios, e ganhadores do prêmio Nobel, mas todas possuem um potencial criativo dentro de si, podendo desenvolvê-lo e usar essa capacidade criadora em sua própria vida, no seu trabalho, no seu cotidiano.
Pois bem.
Ser criativo não é uma tarefa muito difícil, basta somente aguçarmos essa qualidade dentro de nós.
Hoje, a criatividade é a chave do sucesso, se você souber estimulá-la, você com certeza irá se diferenciar em meio a tantas pessoas.
E o melhor lugar para se desenvolver a criatividade é no ambiente de trabalho.
Sabendo usá-la ou ela cresce se tornando um diferencial ou ela ficará inibida dentro de você.
Mas será que conseguimos ser criativos diante de tanta conversa e distração?
Jorge Correia publicou em seu blog www.inspirar.me no dia 22/03/2011 que a criatividade só funciona no silêncio.
Então, como conseguimos trabalhar com conversas paralelas? Se o silêncio é imprescindível para a execução de bom trabalho.
Sabemos que perder a concentração é fácil, difícil é voltar no que estávamos pensando.
As conversas paralelas conseguem tirar nossa atenção e atrapalham nossos pensamentos.
Dizem que uma vantagem do silêncio é que ele ajuda a organizar as ideias e, para quem precisa de inspiração e criatividade no trabalho, o silêncio é uma ótima fonte de energia.
Precisamos parar e nos concentrar no que estamos fazendo, e no que vamos fazer, precisamos desenvolver o nosso raciocínio – ideia, para que assim possamos fazer e apresentar um ótimo trabalho perante nossos supervisores e por que não para nós mesmos.
Precisamos olhar nosso trabalho e ter prazer no que foi feito, elaborado.
Mas não podemos esquecer também que nosso ambiente de trabalho também influencia. Segundo Z. M. F. OLIVEIRA (2010, p. 88) é imprescindível um clima favorável a criatividade, um ambiente que estimule os empregados a serem criativos, inovadores, participativos e parceiros na busca das metas organizacionais.
Precisamos de um ambiente que nos transmita tranquilidade para trabalhar, também precisamos de uma equipe de trabalho estimulada para que assim a criatividade flua em todos.
Termino esse artigo com uma frase que Jorge Correia publicou em seu blog www.inspirar.me no dia 22/03/2011 “A criatividade é uma forma de escavar o ouro da nossa mente.”.
Então, crie, reinvente, seja ousado, tome iniciativa, mostre a todos o que há de melhor em você.
SEJA CRIATIVO!

Angélica Lorena Braga

Comments are closed.